Se você tem experiência no mundo corporativo, gosta de organização financeira e deseja empreender sem investir muito, a terceirização de processos administrativos, ou assessoria administrativa remota, pode ser o negócio ideal para você! Com a crescente digitalização das empresas e a busca por eficiência, muitas organizações estão optando por contratar profissionais especializados para gerir suas atividades administrativas e financeiras sem necessariamente estarem dentro das empresas.
Com o boom do trabalho home office durante a pandemia, ficou muito claro para a empresas que era possível economizar rios de dinheiro e manter a qualidade da sua prestação de serviços optando pela assessoria remota em inúmeras frentes de trabalho. Administração e finanças foram algumas das áreas que melhor acolheram esse modelo.
E muitos funcionários, ou desempregados ou tendo de se submeter a salários vergonhosos por conta do momento de crise, descobriram como fazer desse limão uma limonada. Eu fui uma dessas pessoas.
Neste artigo, vou te mostrar como transformar sua experiência em um serviço valioso e rentável, trabalhando de qualquer lugar e atendendo vários clientes ao mesmo tempo.
Por que a terceirização de processos administrativos é um bom negócio?
A terceirização de serviços administrativos e financeiros já é uma realidade consolidada. Pequenas e médias empresas frequentemente precisam de apoio para tarefas como emissão de notas fiscais, conciliação bancária, controle de contas a pagar e receber, elaboração de relatórios gerenciais e até mesmo suporte na gestão de contratos. Mas, muitas vezes, não possuem orçamento para manter um departamento interno que atenda a essa demanda. Aí entra a assessora administrativa remota.
Segundos dados da Associação Brasileira de Empresas de Serviços Terceirizáveis (ABRAST), o setor de terceirização cresceu 15% nos últimos anos, impulsionado pela flexibilização das relações de trabalho e avanços na tecnologia. Isso significa que a demanda por esse tipo de serviço só tende a aumentar!
Além disso, trabalhar como assessor administrativo terceirizado permite que você tenha vários clientes simultaneamente, maximizando seus ganhos e diversificando sua carteira.
Como Começar Seu Negócio de Assessoria Administrativa Remota
Montar esse tipo de negócio é mais simples do que parece. Veja os passos essenciais:
1. Defina seu nicho e serviços
Antes de sair oferecendo seus serviços, pense: qual é a sua especialidade? É gestão financeira? Organização de documentos? Emissão de notas fiscais e cobrança?
Definir um escopo de atividades principais e um portfólio torna sua oferta mais atrativa e profissional. Comece listando suas habilidades e destacando aquelas que são mais valiosas para pequenas e médias empresas. Crie uma proposta que apresente com clareza suas habilidades e competências e também opções de contratação ou pacotes de serviços que você está disposto a oferecer.
2. Estruture sua presença online
Como seu serviço é remoto, você precisa estar visível na internet. Essa é uma das formas mais importantes de você “se vender”. Aqui estão alguns passos essenciais:
- Crie um site simples, mas profissional, explicando seus serviços. Hoje existem ferramentas intuitivas e de acesso fácil e barato que te ajudam a criar um site. Não menospreze esse tipo de apresentação do seu negócio. Redes sociais são muito populares e necessárias, mas todo negócio sério precisa ter um site.
- Utilize as redes sociais, como LinkedIn e Instagram, para divulgar seu trabalho. Como eu disse anteriormente, elas são essenciais, pois é onde todos estão e onde podem te encontrar.
- Considere criar um blog e produzir conteúdo consistente sobre o assunto para atrair clientes organicamente. Esse também é um meio de formar uma lista de e-mails para os quais você possa disparar tanto conteúdo, como promoções e ofertas de seus serviços.
3. Defina seus preços e modelos de contrato
Uma dúvida comum de quem começa é: quanto cobrar? Para definir seu preço, leve em conta:
- O tempo gasto por serviço
- O valor agregado ao cliente
- Os preços praticados pelo mercado
Você pode cobrar por hora, por demanda ou oferecer planos mensais, garantindo uma receita diversificada e recorrente. Tenha contratos claros e objetivos para evitar problemas futuros. Uma boa maneira de formar o seu preço é definindo o seu “salário” mensal. A partir daí, considere os custos para manter seu negócio, a margem de lucratividade do seu empreendimento, quantas empresas você consegue ou está disposto a atender e você terá uma base para definir seu preço. De acordo, claro, com as necessidades de cada cliente. Podemos fazer um artigo futuramente dando foco na precificação desse serviço.
Ter um contrato também é de extrema importância. Não faça acordos de gaveta, tenha tudo alinhando de maneira clara e escrita com seu cliente. Num próximo artigo, trataremos com mais detalhes sobre contratos.
4. Encontre seus primeiros clientes
Conseguir os primeiros clientes é um dos principais desafios em qualquer negócio, mas algumas estratégias podem ajudar neste segmento:
- Use sua rede de contatos para divulgar seu serviço.
- Participe de grupos de empreendedores e pequenas empresas.
- Cadastre-se em plataformas como Workana, Upwork e 99Freelas.
- Empresas onde você já trabalhou podem ser uma porta de entrada.
- Busque auxílio com o SEBRAE da sua cidade.
- Redes sociais como o Facebook ainda oferecem o formato de grupos que unem pessoas em torno de objetivos em comum. Busque grupos relacionados aos seus interesses.
Lembre-se de que um bom serviço gera indicações, então foque na qualidade e no atendimento. E encontre em todos os contatos que envolvam sua prestação de serviço, uma forma de fazer sua propaganda.
Benefícios de Trabalhar com Assessoria Administrativa Remota
- Baixo investimento inicial: Com um computador, acesso à internet e algumas ferramentas de gestão (muitas gratuitas), você já pode começar.
- Flexibilidade: Você escolhe seus horários e pode trabalhar de qualquer lugar.
- Alta demanda: Pequenas empresas sempre precisarão de suporte administrativo, e muitas preferem terceirizar em vez de contratar um funcionário fixo. É mais barato para elas e mais lucrativo para você.
- Escalabilidade: Com o tempo, você pode ampliar seus serviços, contratar ajudantes ou até mesmo montar uma pequena empresa de assessoria administrativa.
Empreender com assessoria administrativa remota é uma excelente oportunidade para quem deseja usar sua experiência no mercado corporativo para construir um negócio lucrativo e flexível. Com planejamento e dedicação, é possível conquistar clientes fiéis e garantir uma renda estável.
Gostou da ideia? Então, comece hoje mesmo! Dê o primeiro passo, estruture sua oferta e coloque seu talento a serviço de empresas que precisam de sua expertise.